Como Limpar Piscina
Aprenda como limpar piscina na forma correta e segura, e não passe vexame na hora de desfrutar bons momentos com amigos e parentes.
As horas passadas à beira de uma piscina são, normalmente, momentos agradáveis, onde as pessoas aproveitam para se livrarem das tensões e relaxar junto com suas relações mais próximas.
E foi com o intuito de tornar esses momentos inesquecíveis, que reunimos esse conjunto de informações sobre como limpar piscina.
O que é piscina
Acessório considerado indispensável em uma residência de alto padrão, a piscina surgiu muito antes do seu atual nome, já que nos registro históricos o nome é tanque.
Será que há coincidência no fato de um equipamento de alto padrão em nossos dias, ter se originado dentro das pirâmides faraônicas? Pois foi por lá que tudo começou. Depois se espalharam pela Roma antiga (os romanos dominaram o Egito, lembra?) e a Grécia.
Mesmo sendo de alto custo devido à necessidade de manutenção, não significa que a piscina seja uma exclusividade das classes mais altas. Existem modelos para todos os gostos e bolsos. Aliás, esse custo de manutenção é mais um motivo para aprender como limpar piscina.
Com o aprimoramento da indústria, materiais e equipamentos, a piscina se popularizou e o custo caiu. Ademais, mesmo quem não possuí uma pode se esbaldar, frequentando um dos diversos clubes particulares ou públicos existentes em toda parte.
Quer saber COMO LIMPAR FERRO DE PASSAR? CLIQUE AQUI
Quais produtos usar para limpar piscina
Anteriormente dissemos que uma piscina carece de manutenção constante. Pois bem, essa carência aumenta conforme alguns fatores citados a seguir:
- Tipo de piscina;
- Tamanho;
- Acessórios instalados;
- Qualidade da água disponível;
- Frequência de uso;
- Quantidade simultânea de usuários.
Eventualmente outros podem aparecer, mas esses são os principais a serem observados, e determinarão a rotina de limpeza e manutenção de uma piscina.
Conhecidos os fatores determinantes da manutenção, veremos agora os principais equipamentos usados para realizar a mesma. Como são muitos, outra lista facilitará a leitura:
- Bomba;
- Filtro;
- Decantador;
- Aspirador;
- Peneira cata- folhas;
- Mangueira flutuante;
- Escova de nylon ou aço;
- Cabo telescópico;
- Estojo ph;
- Estojo de alcalinidade.
Todos esses artigos são importantes na hora de decidir como limpar piscina, contudo, alguns são utilizados apenas em piscinas de grande porte.
Como limpar piscina
Limpar uma piscina pode ser um pouco trabalhoso, mas não limpar vai dar muito mais trabalho depois. Uma piscina suja pode causar inúmeras doenças, tanto de pele quanto outras provocadas pela ingestão da água suja.
Por outro lado pode se tornar uma atividade prazerosa, se for levada em conta a satisfação de receber bem seus amigos e familiares, sem colocá-los em risco. De qualquer maneira, é sempre possível terceirizar, contanto que seja feito.
Para colaborar nesta tarefa e diminuir as dificuldades, preparamos um roteiro completo, que facilitará o trabalho. Conheça então os produtos necessários:
- Cloro; elimina gérmens e bactérias.
- Algicida de choque; vai limpar a piscina de algas já existentes.
- Algicida de manutenção; atua na prevenção da proliferação de algas.
- Clarificante; solidifica as impurezas, que assim, vão para o fundo da piscina. para serem filtradas, deixando a água cristalina. Pode ser líquido ou em pó.
- Redutor de PH; diminuí o PH da água.
- Barrilha leve; aumenta o PH da água.
Depois que todos os insumos estejam prontos, entramos realmente no processo prático de como limpar piscina. Eis um passo a passo:
Como limpar piscina passo a passo
1. A fim de executar um serviço de qualidade em sua piscina, limpe a área externa da piscina diariamente, pois assim evitará sujeira dentro da mesma, diminuindo assim o trabalho de retirada de sujeira sólida e filtragem das impurezas..
2. Em segundo lugar dê atenção aos filtros, também chamados coadeiras ou Skimmer. É no Skimmer que são depositados toda sujeira retirada pela filtragem. Mas antes que comece, desligue o sistema de filtragem, para evitar acidentes.
3. Na sequência, cuide de limpar a água da piscina. Para esse fim, use a peneira com o cabo extensor. Recolha tudo que boiar na piscina, sem tocar no fundo, de maneira a não agitar resíduos que já estão esperando o aspirador.
4. Agora é a vez da escova. Uma escova macia não causa riscos nas paredes da piscina. Com a escova, retire tudo que estiver grudado, evitando desse modo o acúmulo de algas, fungos e bactérias.
5. Hora de aspirar. Vá deslizando lentamente o aspirador, de modo a não agitar a sujeira depositada no fundo da piscina.
Às vezes é preciso usar um decantador, produto que solidifica partículas invisíveis, fazendo com que desçam para o fundo da piscina.
Está concluída a parte mais, digamos assim, visível da tarefa.
7. Então, com a piscina aparentemente limpa, você pode iniciar o tratamento da água, para deixá-la realmente limpa.
Para que a água além de transparência tenha qualidade, faça o tratamento químico da mesma. Verifique as medições de PH e alcalinidade usando os kits específicos já mencionados.
Embora não haja grandes dificuldades, fique atento ás instruções nos kits, pois as quantidades dos produtos decorrem do tamanho da piscina.
Como limpar piscina verde?
Primeiramente, quando a água da sua piscina adquire coloração esverdeada pode ter ocorrido uma das duas possibilidades: falta ou falha no procedimento de como limpar piscina.
Dessa forma, o uso da piscina não é aconselhável nessas condições, devido a piscina estar invadida por algas, e junto com elas, microrganismos como fungos e bactérias, potencialmente nocivos.
Portanto será necessário um tratamento de choque, um conjunto de ações visando resolver o problema.
O PH e a alcalinidade devem ser medidos e corrigidos se houver necessidade. Feito isso, uma escovação completa é a segunda ação. A escovação fará a sujeira boiar, ficando mais vulnerável à ação do cloro.
Enquanto escova deixe a água circulando no sistema, oque agilizará o processo. O próximo passo é a cloração. Aliás, uma cloração de choque, com quantidade acima do uso normal.
É importante que a piscina fique sem uso no mínimo por um dia, a fim de que o cloro possa ser diluído e atuar de maneira satisfatória. Novamente confira as instruções do produto.
Com a sujeira solta das paredes e microrganismos mortos pelo cloro, utilize um decantador para fazê-los descer ao fundo da piscina e faça a aspiração.
Tudo pronto. Agora basta refazer as medições, conferir e chamar o pessoal, para que eles comprovem que você sabe como limpar piscina.
Como limpar piscina de plástico
Uma piscina plástica é bem mais fácil de limpar. Até porque é de menor dimensão. Para facilitar mantenha-a coberta enquanto cheia, mas sem uso.
Uma piscina plástica normalmente é desmontada por problema de espaço. Sendo esse o caso, basta escovar bem quando for usar novamente. Mas por ser de uso coletivo, o tratamento da água é indispensável.
Os produtos e os meios usados para esse fim, resguardadas as proporções, são os mesmos das piscinas grandes já detalhados antes. Também são os mesmos riscos, caso sejam usadas sem a devida higienização.
Como limpar piscina inflável
As piscinas infláveis, que são também plásticas, obedecem aos mesmos critérios das que possuem armação de ferro.
Normalmente usadas por curto período, e número reduzido de pessoas, sua manutenção e limpeza são feitas principalmente por ocasião do uso.
No entanto, verifique sempre a qualidade da água, corrigindo se necessário, caso a piscina permaneça cheia por um tempo maior.
Assim, esses procedimentos não precisam obrigatoriamente que sejam feitos todos em um só dia. Desenvolva seu próprio cronograma de acordo com suas necessidades
Por fim, você agora tem informações relevantes de como limpar piscina, não importando o tipo ou tamanho. Dessa forma, esperamos ter contribuído de modo a facilitar esse trabalho deixando-o com mais tempo para desfrutar de sua piscina.
Comentários