Saiba como limpar forro de PVC de diversas maneiras
Uma boa faxina deve deixar todos os cantinhos da casa limpos, do chão ao teto, concorda? Mas, para isso, você sabe como limpar forro de PVC?
Se você nunca pensou nisso ou, simplesmente, não sabia como limpar forro de PVC e, por isso, ele ficava sem a devida atenção no dia da faxina, conheça essas dicas.
Saiba como limpar de maneira segura, sem danificar o material e sem sofrer tanto com a tarefa.
Leia nosso artigo até o fim e aproveite nossas dicas! Boa leitura!
Como limpar forro de PVC novo
O forro de PVC, quando ainda é novo, não tem aquelas machas do tempo, como o tom amarelado causado pelo sol.
Então, nessas condições, é possível fazer a limpeza sem utilizar muitos produtos.
Isso porque, após pouco tempo de uso, o forro de PVC não terá acumulado muita sujeira e, provavelmente, só precisará que você remova algumas teias de aranha e um pouco de pó.
Assim, é possível realizar a limpeza semanalmente, utilizando apenas uma vassoura macia ou um rodo com pano seco.
Ademais, outra dica importante sobre como limpar forro de PVC: utilize uma vassoura limpa e, de preferência, exclusiva para esta finalidade.
Desta forma, a vassoura limpa vai evitar que a sujeira das cerdas caia nos seus olhos ou acabe sujando o forro que você está, ao contrário, tentando limpar.
Como limpar forro de PVC muito sujo
Após muito tempo de uso, quando não é feita nenhuma limpeza no forro de PVC, é normal que ele fique um pouco amarelado pela ação do sol, além da poeira que vai se acumulando por ali.
Quando o forro de PVC já está nessas condições, a limpeza pode exigir um pouco mais de tempo e esforço.
Para obter bons resultados, você pode utilizar saponáceo líquido, algumas misturas caseiras com vinagre, detergente etc.
No entanto, para cada produto, existem cuidados específicos. Então, veja logo em seguida as nossas dicas específicas sobre como limpar forro de PVC usando cada tipo de produto.
Continue lendo e saiba mais!
Como limpar forro de PVC utilizando misturas caseiras
Primeiramente, é necessário alertar para o perigo de misturar qualquer produto de limpeza, sem conhecimento de suas composições e possíveis reações químicas.
A mistura incorreta de alguns componentes pode causar consequências graves, colocando em risco a sua saúde.
Além do risco à saúde, há ainda o risco de danificar o material do forro, já que o PVC pode ser facilmente danificado por alguns produtos abrasivos.
Por isso, para limpar o forro de PVC de maneira segura e eficiente, recomendamos algumas misturas caseiras, como, por exemplo, vinagre e detergente. Assim:
- Em um balde de água, misture meia xícara de vinagre de duas colheres de copa de vinagre.
- A seguir, molhe um pano nessa mistura, torça para tirar o excesso de água.
- Passe o pano em todo o forro de PVC, removendo o encardido. Pronto!
Veja, agora, como limpar forro de PVC utilizando água e saponáceo líquido:
- Escolha a marca de saponáceo da sua preferência.
- Misture algumas colheres do saponáceo a um pouco de água limpa.
- Com o auxílio de um pano enrolado em um rodo ou vassoura, passe essa mistura no forro de PVC para remover a gordura e as manchas amareladas.
Lembre-se, ainda, de retirar toda a poeira solta do forro antes de utilizar as misturas indicadas. Isso evitará que a umidade das misturas espalhe mais a sujeira, dificultando a limpeza.
Como limpar forro de PVC mantendo sua qualidade por mais tempo
Se o forro de PVC for novo ou tiver passado por uma boa limpeza recentemente, você pode fazer apenas a manutenção dele, semanalmente ou até uma vez por mês.
Após a limpeza com pano úmido, no entanto, é muito importante deixar o ambiente arejado ou utilizar ventiladores para ajudar o forro a secar completamente.
Isso porque, se não estiver seco, o forro de PVC pode mofar e, sabemos, ambientes com presença de mofo não fazem bem à saúde, além do aspecto negativo para o cômodo.
Caso apareçam manchas de mofo, será necessário utilizar produtos específicos para resolver o problema.
Outra maneira de manter o forro mais limpo e sem manchas, é evitar fumar no ambiente, já que a fumaça do cigarro pode fazer o forro amarelar mais rapidamente.
Em ambientes como a cozinha, onde há muito acúmulo de gordura devido ao uso frequente de fogão, pode ser necessário limpar o forro de PVC com as misturas caseiras mais vezes.
Em todo caso, cuide sempre da sua segurança ao limpar essa parte da casa, utilizando escadas para alcançar melhor o forro.
Também não é aconselhável, em hipótese nenhuma se pendurar no forro ou forçar para cima na hora da limpeza, esfregando com muita força.
Isso danificará o material, que pode cair na sua cabeça, causando acidentes.
Então, agora que você aprendeu como limpar forro de PVC de maneira segura e eficiente, pode colocar nossas dicas em prática e depois contar aqui o que achou dos resultados.
Comentários